Israel autoriza convocação de reservistas em meio à tensão com palestinos

16/11/2012 - 6h27

Da BBC Brasil

Brasília - O governo de Israel autorizou a convocação de 30 mil reservistas diante de uma nova invasão de tropas terrestres à Faixa de Gaza (território palestino que tem Israel ao Norte e a Oeste). A iniciativa ocorre depois do assassinato de uma liderança do Hamas e de uma tentativa palestina de ataque com foguetes à cidade de Tel Aviv.

Nas últimas 24 horas, a escalada de violência provocou a morte de 18 palestinos e de três israelenses em bombardeios mútuos. Grupos de radicais palestinos tentaram atingir ontem (15) a  maior cidade de Israel, Tel Aviv, com mísseis disparados a partir da Faixa de Gaza.

Segundo autoridades das Forças Armadas, dois mísseis foram lançados contra Tel Aviv, mas nenhum conseguiu atingir a cidade ou sua região metropolitana. Um deles caiu no mar.

Três israelenses morreram horas antes, atingidos por foguetes disparados de Gaza, enquanto 15 palestinos perderam a vida em dois dias de ataques israelenses à região.

O alarme antiaéreo soou no começo desta semana, pela primeira vez, em Tel Aviv desde 1991, na primeira Guerra do Golfo. O braço armado do grupo radical palestino Jihad Islâmica informou ter disparado um foguete construído pelo Irã contra a cidade.

"As brigadas Al Quds atingiram a cidade ocupada de Tel Rabea (Tel Aviv) com um foguete Fajr-5, causando uma grande explosão que sacudiu a cidade", diz o grupo em comunicado.