Colômbia: massacre leva governo a promover ação conjunta para identificar responsáveis

16/11/2012 - 7h01

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  O massacre de dez camponeses na região de Santa Rosa de Osos, no departamento (estado) de Antioquia, na Colômbia, levou o governo do presidente Juan Manuel Santos a promover uma ação conjunta das Forças Armadas, da Polícia Nacional e da Procuradoria-Geral do Estado em busca dos responsáveis pelo crime. As autoridades suspeitam da quadrilha conhecida como Los Rastrojos.

As vítimas foram nove homens e uma mulher. Todos os agricultores foram mortos após um dia de trabalho em uma fazenda que planta árvores frutíferas. De acordo com investigações preliminares, três homens, que pertencem ao grupo Los Rastrojos, invadiram a fazenda e mataram os moradores com armas e uma granada.

O ministro da Defesa da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, informou que foi capturado Oscar Darío Barrera, conhecido como Caracho, que é apontado como chefe da quadrilha. "Precisamos proteger a vida e os direitos dos cidadãos”, disse ele.

O diretor da Polícia Nacional, general José Roberto Leon Riano, disse que há investigações que apontam como mandante do crime o líder do grupo Los  Rastrojos, conhecido como Jorge 18.

''Em plena coordenação entre as Forças Armadas, a Polícia Nacional e o Gabinete do Procurador-Geral em Barrientos foi capturado Oscar Darío, conhecido como Caracho”, acrescentou o ministro. Com o líder do grupo, foram presos dois homens, considerados cúmplices na morte dos camponeses, além de apreendidas três pistolas e quatro granadas.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur

Edição: Graça Adjuto