Nova Friburgo entra em alerta máximo por causa da chuva

13/11/2012 - 13h50

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A cidade de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, entrou hoje (13) em alerta máximo em decorrência das chuvas que atingem a cidade desde a semana passada, informou a Defesa Civil do município.  Durante a chuva forte de hoje, 35 sirenes em 24 comunidades foram acionadas e os moradores levados para os 96 pontos de apoio.

Uma casa também desabou no bairro de Três Irmãos, mas ninguém ficou ferido. O imóvel já havia sido interditado pela prefeitura por estar localizado em uma área de risco.

O subsecretário da Defesa Civil Municipal, Robson Teixeira, disse que, apesar da forte chuva, não foi necessária a utilização dos carros do órgão nos lugares onde não existem as sirenes. De acordo com ele, a Defesa Civil promove com frequência simulados para orientar a população em situações como esta e prevenir mortes em desastres naturais. " O trabalho da Defesa Civil é um trabalho incessante. Não é só quando chega próximo ao verão que ela [Defesa Civil] vai trabalhar. A gente desenvolve um trabalho durante o ano inteiro com palestras, simulados, inclusive no período da noite. É um trabalho que vem sendo feito constantemente."

A orientação da Defesa Civil, nos casos de alerta máximo, é para que os moradores das áreas de risco se dirijam imediatamente para um ponto de apoio ou um local seguro. Nos locais onde estão os pontos de apoio se encontram as escolas, creches e igrejas da região.  

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a rede de ensino está funcionando normalmente. Os alunos das escolas que tenham algum tipo de problema ou estejam em áreas de difícil acesso serão dispensados.

O alerta máximo se dá em virtude de uma continuação da chuva. Com isso, foram alcançados 80% da capacidade de transbordamento dos rios do município. Neste nível, os agentes retiram a população das áreas de risco.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima hoje será 27 graus Celsius (°C), e a mínima, 14°C. Os ventos oscilarão de fraco a moderados com rajadas e a umidade relativa do ar chega a 89%. Para os próximos dias, a temperatura máxima não passa dos 18°C e a mínima deve ficar em torno de 14°C. No sábado (17), a temperatura vai aumentar, sendo a máxima prevista de 21°C.

Edição: Carolina Pimentel