Atualizada - Dos 25 condenados do mensalão, 11 já entregaram passaportes

12/11/2012 - 20h17

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Nove réus da Ação Penal 470, o processo do mensalão, já entregaram os passaportes ao Supremo Tribunal Federal (STF) e dois à Polícia Federal. Ao todo, 25 condenados terão que disponibilizar o documento à Corte como conseqüência da decisão liminar do relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, na última quarta-feira (7).

Até o fim da tarde de hoje, entregaram seus passaportes a ex-diretora financeira da SMP&B Comunicação Simone Vasconcelos, o ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas e três réus ligados ao Banco Rural – Kátia Rabello (ex-presidenta), José Roberto Salgado (ex-vice-presidente) e Vinícius Samarane (ex-diretor e atual vice-presidente da instituição financeira).  

No final da semana passada, foram entregues os passaportes do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, então assessor do PP João Cláudio Genu, ex-deputado federal Pedro Corrêa (PP) e do advogado Rogério Tolentino.

Segundo a defesa de Marcos Valério, o réu entregou seu passaporte em 2005 à Polícia Federal (PF), mas não há informação se ele já está vencido. É o mesmo caso do ex-deputado federal Carlos Alberto Rodrigues Pinto, conhecido como Bispo Rodrigues (PL). A defesa do então deputado mandou ofício ao STF dizendo que o passaporte de seu cliente foi apreendido pela PF em 2006.

De acordo com a assessoria do STF, os réus têm até amanhã (13) para entregar os passaportes.

Edição: Carolina Pimentel