Petrobras conclui testes de desempenho com combustível que usa 20% de biodiesel no diesel

09/11/2012 - 18h31

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Petrobras concluiu hoje (09), no Rio de Janeiro, os testes de desempenho de veículos com o uso do biodiesel B20, combustível que tem mistura de 20% de biodiesel no diesel. Os testes servem para avaliar a eficiência e o impacto nos motores do aumento na concentração de biodiesel de 5% para 20% e foram feitos em uma área do Exército, em Barra de Guaratiba, na zona oeste da cidade.

O objetivo do projeto de pesquisa é avaliar o comportamento dos motores com a utilização do B20. Hoje, o óleo diesel comercializado no país recebe, obrigatoriamente, uma adição de 5% de biodiesel (B5). O combustível B20 é uma mistura de 20% de biodiesel com 80% do diesel tradicional e polui menos o ambiente.

Em nota, a Petrobras explica que a frota, composta por oito veículos, sendo quatro com B20 e quatro com B5, já rodou 100 mil quilômetros desde o ano passado, passando pelos estados da Bahia, de Sergipe, de Alagoas, de Minas Gerais, de São Paulo e do Paraná, em circuitos urbanos e rodoviários, e sendo submetida a diferentes condições climáticas. Na próxima semana, os motores começam a ser avaliados pelos fabricantes.

"A próxima fase será a avaliação de emissões e do desempenho dos motores em bancada de testes, seguida de análise do comportamento das peças e componentes. Todos os resultados serão comparados com os obtidos em veículos semelhantes submetidos às mesmas condições de testes, porém usando o B5", diz a nota.

Iniciado em setembro de 2010, o projeto é conduzido pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), em parceria com a Petrobras Biocombustível, a Petrobras Distribuidora e a Universidade de Salvador.

A Petrobras não informou quando a nova mistura passará a ser comercializada.

Edição: Fábio Massalli