Guatemala faz levantamento de vítimas e danos do terremoto

09/11/2012 - 7h07

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Após o terremoto de 7,2 graus na escala Richter na Guatemala, o governo do presidente Otto Pérez Molina avalia os danos e busca meios de ajudar as vítimas. Pelo último balanço, houve 52 mortes em sete departamentos (estados) afetados. Ainda há pessoas desaparecidas e os números estão sendo levantados.

O governo do Brasil prestou ontem (8) solidariedade à Guatemala. “O Brasil transmite suas condolências e solidariedade aos familiares das vítimas, ao povo e ao Governo da Guatemala”, diz a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.

De acordo com o governo guatemalteco, foi decretado estado de calamidade nas seguintes regiões: San Marcos, Quetzaltenango, Quiché, Huehuetenango, Retalhuleu, Sololá e Totonicapán. Perez Molina fará hoje (9) uma reunião com as autoridades federais e locais para a definição de medidas de urgência.

Por intermédio da rede social Twitter, Pérez Molina informou que uma comissão especial formada por integrantes do governo federal, dos governos estaduais e municipais atua na busca de soluções para todo o país. Segundo o presidente, 99% do abastecimento de energia estão garantidos e a meta é restabelecer os serviços de forma completa hoje.  

“Sigamos adiante com essa luta para levantar a nossa Guatemala. Juntos, poderemos fazê-lo. Força Guatemala! Que Deus nos abençoe”, disse Pérez Molina no Twitter.

O presidente disse ainda que a meta do governo é ajudar as vítimas que perderam casas ou sofreram danos. Ele lembrou, porém, que antes é fundamental fazer o levantamento global. O trabalho de apuração é feito pela Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres da Guatemala (Conred).

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur 

Edição: Graça Adjuto