Sociedade civil protesta contra modelo de concessão do Maracanã

08/11/2012 - 20h20

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Políticos, professores, estudantes e organizações não governamentais estão neste momento presentes no Espaço da Cidadania, no centro da zona portuária do Rio, onde ocorre a audiência pública de concessão do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã .

O modelo proposto pelo governo fluminense de limitar a concessão à iniciativa privada é rejeitada por unanimidade pelos presentes, que estão portando faixas de protestos  e utilizando megafones para pedir o adiamento da audiência com palavras de ordem.

Vários dos deputados presentes também se posicionaram contra o modelo de concessão proposto pelo governo fluminense. Eles pretendem ingressar com uma representação no Ministério Público pedindo a nulidade da audiência, tendo em vista  que a população se posicionou contra a sua realização.

Na avaliação do deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, a insistência do secretário da Casa Civil do Rio de Janeiro, Regis Velasco Fichtner Pereira, em levar a audiência adiante “é uma farsa que tem como objetivo legitimar uma decisão já tomada pelo governo”.

Os manifestantes protestam não apenas contra o modelo de privatização, mas também contra a decisão do estado de demolir o Complexo Esportivo do Maracanã (que inclui o Parque Aquático Júlio Delamare e o Estádio de Atletismo Célio de Barros) e a Escola Municipal Friedenreich, que foi a quarta colocada no estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a décima no país. Neste momento há uma grande concentração de pessoas do lado de fora de onde ocorre a audiência e a polícia acaba de chegar ao local.

Edição: Fábio Massalli