Cerca de 100 pessoas estão desaparecidas após terremoto na Guatemala

07/11/2012 - 20h08

Da BBC Brasil

Brasília - Um terremoto de 7,4 graus de magnitude na escala Richteatingiu a Guatemala nesta quarta-feira (7). Reflexos foram sentidos nos países vizinhos. O governo do país declarou alerta vermelho. Pelo menos, três pessoas morreram em decorrência do tremor. Cerca de 100 estariam desaparecidas. A declaração foi feita pelo presidente guatemalteco, Otto Pérez Molina, durante uma coletiva de imprensa com jornalistas. Segundo ele, o terremoto foi o pior tremor a atingir a Guatemala desde 1976.

Dados preliminares informam sobre uma "uma centena de pessoas desaparecidas", disse o presidente. "Três pessoas morreram e 15 permanecem soterradas", acrescentou. Pérez Molina disse que o número de mortos pode aumentar nas próximas horas.

O epicentro do tremor ocorreu 41 quilômetros abaixo da superfície, no Oceano Pacífico - a 23 quilômetros da cidade costeira de Champerico. Ondas de choque foram sentidas na Cidade do México e em San Salvador.

A área mais afetada é San Marcos, embora o estado de alerta permaneça para possíveis novos tremores em Quetzaltenango, Retalhuleu, Sololo, Quiché, Huehuetenango e Totonicapa. Vários edifícios na capital da Guatemala foram evacuados devido ao terremoto.

Até agora, há 154 pessoas em abrigos. Pérez Molina pediu à população que tome precauções uma vez que novos tremores ainda podem ocorrer. Até agora, a Coordenadoria do Governo Nacional para a Redução de Desastres (Conrad, na sigla em espanhol) não fez nenhum alerta de tsunami, embora haja relatos de casas destruídas e estradas danificados.

A Conrad recomendou que as pessoas evitem áreas de risco e permaneçam em lugares seguros. Equipes de primeiros socorros estão sobrevoando povoados de San Marcos para avaliar os estragos.