Primeiros resultados das eleições nos Estados Unidos mostram disputa acirrada entre Obama e Romney

06/11/2012 - 22h28


Lucas Rodrigues
Enviado Especial da EBC

Miami, Flórida - Os primeiros resultados da apuração foram divulgados na pequena cidade de Dixville Notch, no estado de New Hampshire. Os dez eleitores se dividiram igualmente entre os candidatos, um reflexo de como será a situação nacional.

Durante todo o dia a disputa acirrada entre o presidente Barack Obama e o republicano Mitt Romney, levou muitos eleitores para os pontos de votação. Em Miami Beach, na Florida, houve filas e reclamações. Mierces Virue disse que ficou duas horas esperando para votar.

Teaserer Sarchi foi mais rápido, conseguiu votar em cinquenta minutos e escolheu Romney. Apesar de gostar de Obama, disse que ele e a mulher preferiram a mudança "porque não viram grandes resultados nos últimos anos".

A estudante Kate Hamble também declarou que votou no republicano. “Ele é um capitalista. Um homem de negócios que teve sucesso. O currículo certo para o trabalho de presidente”, disse. Outra eleitora, Sônia Salgado, preferiu Obama. Para ela, o presidente assumiu o país em péssima situação e trouxe melhora. A mesma opinião teve Mirian Pimeera. "Quem assistiu aos debates entre Obama e Mitt Romney pôde ver, que Obama trabalha mais pelos pobres", declarou.

Os voluntários das campanhas dos dois candidatos se esforçaram para conseguir votos na última hora, mas foram fiscalizados, e tiveram que ficar longe das filas. Em Nova York e Nova Jersey, nas regiões devastadas pela Tempestade Sandy, foram montadas tendas para que os moradores votassem.

As eleições para a Presidência dos Estados Unidos também vão renovar um terço do Senado e todos os 435 assentos da Câmara dos Representantes. Diferentemente do Brasil, o voto nos EUA Unidos é indireto. Quando os eleitores escolhem o nome do candidato na cédula, na prática eles indicarão os representantes de seus estados em um colégio eleitoral, o que permite que um candidato perca a disputa mesmo se conseguir a maioria dos votos populares na contagem nacional.

Foi o que aconteceu em 2000, quando o democrata Al Gore conseguiu 500 mil votos a mais que o republicano George Bush, mas perdeu a disputa pela Casa Branca, justamente na Flórida, um dos estados onde há mais eleitores indecisos. Será eleito o novo presidente americano quem conseguir 270 dos 538 votos do colégio eleitoral.

 

Edição: Aécio Amado