Governo da Colômbia e representantes das Farc se reúnem em Cuba na terça-feira

03/11/2012 - 14h18

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Representantes do governo do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) se reúnem no dia 6, em Havana, Cuba, para uma conversa preparatória sobre o acordo de paz. Uma próxima reunião está agendada para o dia 15, também na capital cubana. Autoridades de Cuba, da Venezuela, do Chile e da Noruega fazem a mediação do diálogo entre governo e guerrilheiros.

Bernardo Salcedo, um dos representates das Farc no processo de diálogo, disse que na reunião do dia 6 deverão ser abordadas as questões relativas à logística e aos aspectos tecnológicos. Representantes do governo começaram as conversas com as Farc há cerca de um ano e meio, mas no mês passado houve uma reunião em Oslo, na Noruega, para definir os termos do acordo geral para a paz.

Segundo os negociadores, a agenda do diálogo busca soluções para o problema da terra, o abandono das armas pelas Farc, a entrada da organização na vida política, o controle do narcotráfico e a compensação das vítimas do conflito que assola a Colômbia há quase meio século.

As Farc atuam na Colômbia e arredores há cerca de 50 anos. Houve várias tentativas de acordo para encerrar o impasse, mas todos acabaram frustrados. O diálogo promovido por Juan Manuel Santos é bem recebido pelos comandantes da guerrilha. A presidenta Dilma Rousseff, em conversa com Santos, colocou o Brasil à disposição para colaborar com o processo de paz na região.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Andréa Quintiere