São Paulo registrou hoje a temperatura mais alta do ano, segundo Inmet

31/10/2012 - 19h03

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A temperatura máxima registrada hoje (30) na capital paulista, 36,6 graus Celsius (ºC), foi a maior do ano, segundo medição feita no Mirante de Santana pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ela também foi a quarta maior já registrada pelo Inmet, que realiza medições desde 1952.

De acordo com Helena Turon Balbino, meteorologista do Inmet, este é um período de bloqueio atmosférico, com uma massa de ar seco e quente sobre o estado de São Paulo. O fenômeno inibe a formação de nuvens e provoca o aumento da temperatura. “O ar é rarefeito lá em cima, mas aqui em baixo a nossa atmosfera é bem densa. Então, ele se comprime [ao descer] e essa compressão aumenta a temperatura”, disse. Ontem (30), a máxima registrada na cidade foi 36,1 ºC , a quinta mais elevada pelo Inmet.

Segundo a meteorologista, o dia foi também de baixa umidade relativa do ar em quase todo o estado. Na capital, a defesa civil chegou a decretar estado de atenção, pois a cidade registrou 25% de umidade relativa, por volta das 13h10.

O recorde de calor durante a primavera, porém, não causa estranheza já que nesta estação, inclusive, são registradas temperaturas mais altas que durante o verão. Ela explicou que, embora a radiação solar incida mais diretamente sobre o país durante o verão, trazendo calor ao topo da atmosfera, há também maior nebulosidade com formação de nuvens e ocorrências de chuvas diminuindo a temperatura.

De acordo com Michael Pantera, meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as chuvas recentes não aumentaram a umidade do ar. “Deu pancadas rápidas, mas logo o sol, no outro dia, veio forte. [O clima] acabou ficando seco mesmo”, explicou. Além disso, a umidade vinda da Amazônia ainda não se firmou sobre o estado de São Paulo.

Para o final do dia, há previsão de chuvas, em forma de pancadas isoladas, em função da chegada de uma brisa marítima que, somada ao calor intenso, deve gerar precipitação. “A chegada da brisa já dá uma aumentada nos níveis de umidade. Mas, as chuvas não serão suficientes para manter esse nível [de umidade do ar] elevado para os próximos dias”, destacou.

Amanhã (1º), o calor deve diminuir com a passagem de uma frente fria vinda do oceano. “O vento passará a soprar para o sudeste. Isso traz mais umidade do oceano para os próximos dias e não deve fazer tanto calor. Vai dar uma amenizada”, informou o meteorologista do CGE.

A previsão do Inmet para a capital paulista amanhã é máxima 24 ºC e mínima de 18 ºC, com chuva forte. No restante do estado, as temperaturas devem cair, principalmente nas faixas leste e sul. No norte paulista, o tempo começa a ficar mais frio entre sexta-feira (2) e sábado (3). No domingo (4), as chuvas devem cessar e o tempo abrir na maior parte do estado.

 

Edição: Aécio Amado