Carro-bomba mata pelo menos dez pessoas na Síria

29/10/2012 - 11h46

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Pelo menos dez pessoas morreram hoje (29) na explosão de um carro-bomba em Damasco, capital da Síria. Segundo a emissora estatal de televisão do país, mulheres e crianças estão entre as vítimas do ataque, ocorrido no quarto dia do que deveria ser o cessar-fogo no país.

A Força Aérea da Síria também atacou posições ocupadas por combatentes da oposição. Ativistas disseram que foi o pior ataque aéreo desde que o governo começou a usar aeronaves contra os rebeldes no começo do ano.

A organização não governamental (ONG) Observatório Sírio para os Direitos Humanos informou que hoje houve 34 ataques apenas pela manhã. Em 19 meses de confrontos armados, mais de 33 mil pessoas morreram no país.

Os conflitos na Síria começaram em março de 2011, quando integrantes da oposição pressionaram o presidente sírio, Bashar Al Assad, a deixar o poder e promover a abertura política. Os embates entre governistas e oposicionistas se acentuaram, gerando denúncias de violação de direitos humanos, como prisões, torturas e mortes.


*Com informações da BBC Brasil//

Edição: Juliana Andrade