Segundo turno: 11 eleitores são presos, nove deles no estado do Rio

28/10/2012 - 13h25

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 120 ocorrências policiais até as 12h de hoje (28). Na avaliação do tribunal, o segundo turno das eleições municipais segue com tranquilidade, uma vez que 11 ocorrências resultaram em prisões. Os números se referem a ocorrências ligadas a questões eleitorais, como eleitores que fazem boca de urna ou que insistem em fotografar o voto – condutas proibidas.

A maior parte das prisões ocorreu no estado do Rio de Janeiro. Foram nove eleitores presos por praticar boca de urna. O maior número de ocorrências sem prisões ocorreu em Minas Gerais, onde foram registrados 41 casos. Todos os casos são relacionados a divulgação de propaganda eleitoral. A Bahia teve 32 ocorrências também sem nenhuma prisão, a maior parte delas por boca de urna.

Quem decide sobre a necessidade de prisão é o fiscal eleitoral ou o policial. Por isso, em alguns lugares podem haver casos de prisões por prática de boca de urna, por exemplo, e em outros apenas advertência e liberação dos envolvidos.

 

Edição Beto Coura