Nova Iguaçu elege Nelson Bornier como prefeito

28/10/2012 - 19h21

Da Agência Brasil

Brasília – O candidato Nelson Bornier (PMDB) venceu a disputa pela prefeitura de Nova Iguaçu. Com 99,56% das urnas apuradas, Bornier está com 55,36% dos votos válidos. A atual prefeita Sheila Gama (PDT) ficou com 44,64% dos votos válidos. Os votos brancos estão em 5,31% e os nulos, 8,3%. A abstenção está em 22,75%.

Nascido no Rio de Janeiro, Bornier, atualmente deputado federal, já foi prefeito de Nova Iguaçu, entre 1997 e 2000. Em seguida, Bornier foi reeleito para o mandato iniciado em 2001, mas no ano seguinte, renunciou à prefeitura para candidatar-se a deputado federal.

Maior município em extensão territorial da Baixada Fluminense, com 11,1% da área metropolitana do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu é, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a sexta maior economia do estado e a 48ª do país. Conforme o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) do município chegou, em 2009, a R$ 9,5 bilhões. A participação do setor de serviços no PIB fica em torno de 88% e a da indústria, em quase 15%.

Com mais de 800 mil habitantes, Nova Iguaçu é o segundo município mais populoso da Baixada Fluminense e o quarto maior colégio eleitoral do estado, com 561 mil eleitores.

Considerada uma das cidades mais violentas da Baixada Fluminense, Nova Iguaçu teve no primeiro turno a segurança reforçada pelas Forças Armadas, além de presença significativa de fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que atuaram na repressão à propaganda irregular e à boca de urna no dia da votação.

Com renda per capita de R$ 237,50, o município ocupa a 45ª posição no ranking estadual em índice de desenvolvimento humano. Nova Iguaçu tem mais de um terço de sua extensão territorial coberto por florestas e abriga importantes áreas de preservação ambiental, além de uma generosa bacia hidrográfica, tendo como principais rios o Iguaçu e o Guandu.

Com 300 quilômetros de rodovias federais, estaduais e municipais, e situada à margem de uma das mais importantes, a Via Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, Nova Iguaçu tem 87 escolas estaduais e 126 municipais. De acordo com o site da prefeitura, 81% dos mais de 297 mil domicílios têm acesso à rede geral de abastecimento de água e 52% têm esgoto sanitário ligado à rede de coleta.

Edição: Kelly Oliveira