No Rio, 65 pessoas foram presas por boca de urna

28/10/2012 - 12h56

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Luiz Zveiter, informou há pouco que 65 pessoas foram presas até o momento, dentre elas a vereadora de Belford Roxo Cristina Rodrigues (PPS), fazendo boca de urna. Em todo o estado, há disputas de segundo turno para prefeituras de sete municípios.

Zveiter disse que o número de prisões foi proporcionalmente maior que o do primeiro turno quando 758 pessoas foram presas em 92 municípios. “Se dividíssemos por municípios daria nove por município, o que dá uma proporção maior [de prisões]... Estamos com 10 mil homens nas ruas, além dos juízes, e acho que estamos fazendo um bom trabalho no sentido de coibir esses crimes”.

São Gonçalo foi o município com o maior número de prisões, 24, seguido de Duque de Caxias com 23 detenções, Niterói com seis presos e Nova Iguaçu também com seis. Em Belford Roxo foram presas duas pessoas, mesmo número de detenções registradas em Petrópolis. Volta Redonda foi o único município dos sete do estado onde há disputa de segundo turno que não apresentou problema de crime eleitoral.

O presidente do TRE-RJ informou ainda que das 136 urnas eletrônicas que apresentaram problemas, 24 tiveram de ser trocadas: 11 em Duque de Caxias, quatro em São Gonçalo, quatro em Nova Iguaçu, três em Belford Roxo, uma em Niterói e uma em Volta Redonda.

 

Edição: Lílian Beraldo