Neilton Mulim é o novo prefeito de São Gonçalo

28/10/2012 - 18h56

Da Agência Brasil

Brasília - Neilton Mulim (PR) venceu a disputa pela prefeitura de São Gonçalo. Com 98,47% das urnas apuradas, Mulim tem 56,67% dos votos válidos.

Adolfo Konder (PDT) está com 43,33% dos votos válidos. Os votos brancos somam 3,32% e os nulos, 6,48%. A abstenção está  em 22,06%.

Konder, apoiado por dez partidos políticos, tinha obtido a maior quantidade de votos no primeiro turno das eleições: 192,7 mil ou 41,65%.

Neilton Mulim é professor e já foi vereador por três mandatos. Eleito deputado federal em 2006, está em seu segundo mandato. Entre os cargos políticos já assumidos por ele, estão o de secretário municipal de Desenvolvimento de São Gonçalo e o de secretário estadual da Infância e da Juventude do Rio.

Adolfo Konder é advogado, com especialização em gestão e teoria política. Nos últimos oito anos, foi secretário municipal de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, além de ter sido chefe de gabinete da prefeitura. Em 2010, se candidatou a deputado federal, mas não foi eleito.

São Gonçalo desmembrou-se de Niterói em 1890 e foi elevado à categoria de cidade em 1922. O município tem um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 9,6 bilhões, concentrado basicamente no setor de serviços, ocupando o 46º lugar no ranking das economias municipais do país e o quinto lugar no estado, de acordo com dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar de ter uma economia parecida com a de Niterói, São Gonçalo apresenta problemas sociais maiores do que os do município vizinho. A incidência de pobreza, por exemplo, é pelo menos três vezes maior do que a de Niterói, segundo o IBGE.

Edição: Kelly Oliveira