Mesmo com disputa acirrada, eleição transcorre tranquilamente em Florianópolis

28/10/2012 - 14h25


Alex Rodrigues
Enviado Especial

Florianópolis - Embora as pesquisas de intenção de voto indiquem que os dois candidatos à prefeitura de Florianópolis chegaram à reta final deste segundo turno tecnicamente empatados e que a disputa será acirrada, a eleição deste domingo transcorre tranquilamente na capital catarinense. Diante da previsão de que há grandes chances de chuva forte na capital durante a tarde, muitos eleitores adiaram a ida às urnas e passaram a manhã na praia, onde, ao meio-dia, os termômetros chegaram a marcar 28º graus Celsius.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), apenas duas urnas eletrônicas da capital tiveram que ser substituídas até as 11 horas. Além disso, até esse horário, nenhuma ocorrência policial relacionada à eleição havia sido registrada.

Os dois candidatos à prefeitura – Gean Loureiro (PMDB) e Cesar Souza Júnior (PSD) – votaram na parte da manhã. Embora digam confiar na vitória, ambos assumem que a decisão será apertada. A expectativa é que o nome do vencedor seja anunciado por volta das 19 horas.

Atendendo ao pedido da Justiça Eleitoral, os dois candidatos entregaram ao cartório eleitoral, neste sábado, as sobras do material impresso usado na campanha. A medida, de acordo com o TRE-SC, serve para que, além de dar um destino ecologicamente correto aos materiais, sirva para evitar a prática conhecida como “derrame” de panfletos e santinhos na frente dos locais de votação.

Cesar Júnior entregou 11 caixas contendo panfletos e jornais. Já Loureiro entregou 29 caixas com adesivos, santinhos, panfletos e algumas bandeiras e banners. Todo este material será encaminhado para reciclagem.

Edição: Talita Cavalcante