Em primeiro discurso, Haddad disse que foi eleito por "sentimento de mudança que domina São Paulo"

28/10/2012 - 21h13

Elaine Patrícia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Em seu primeiro discurso como prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) agradeceu aos eleitores, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à presidenta Dilma Rousseff, aos partidos coligados, aos militantes e aos partidos opositores ao PT. Haddad disse que foi eleito por um “sentimento de mudança que domina a alma do povo de São Paulo”. Ele obteve 3.387.720 votos dos paulistanos (55,57% dos votos válidos) contra 2.708.768 (44,43%) de José Serra (PSDB).

Segundo ele, sua eleição significa “que não há tempo a perder” e que é preciso unir a cidade em torno de um projeto. “Meu objetivo central está plenamente delineado, discutido e aprovado pela maioria do povo de São Paulo. É diminuir a grande desigualdade existente em nossa cidade, derrubar o muro da vergonha que separa a cidade rica da pobre, ” disse ao discursar no Hotel Intercontinental, onde foi recepcionado por correligionários.

“Agradeço em primeiro lugar aos milhões de homens e mulheres que me confiaram o voto. Muito obrigado aos moradores de São Paulo,” disse. Ele acrescentou: “Por último, quero agradecer a todos os meu opositores, porque me obrigaram nesta campanha a extrair o melhor de mim para poder superá-los numa disputa limpa e democrática.”

Haddad disse que pretende fazer parcerias com o governos federal, estadual e com empresas privadas, além de investir em serviços essenciais, como saúde, transporte, educação e habitação. “Melhorar esse serviços é também uma forma de diminuir o desequílibrio.”

O petista pretende ainda resgatar a vocação empreendedora da capital paulista. “São Paulo tem que voltar a ser farol e antena. Farol para iluminar seus passos e do Brasil e antena para captar o que existe de mais moderno”.

Depois do discurso que durou 14 minutos, Haddad deixou o Hotel Intercontinental, sem falar com a imprensa. Durante o discurso, o prefeito eleito estava acompanhado de diversos ministros – Marta Suplicy (Cultura), Aloizio Mercadante (Educação), Alexandre Padilha (Saúde), José Eduardo Cardozo (Justiça) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) – além de Gabriel Chalita, candidato do PMDB derrotado no primeiro turno, Gabriel Chalita, e do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), ambos apoiaram a candidatura do petista. O ex-presidente Lula não estava no local.

Haddad deve seguir para a Avenida Paulista, no centro da cidade, para a festa da vitória.

Edição: Carolina Pimentel