Em Petrópolis, duas pessoas são presas por fazerem boca de urna

28/10/2012 - 13h05

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Sob sol forte e com policiamento reforçado, os eleitores de Petrópolis, na região serrana do estado, não enfrentam problemas para votar hoje (28). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), duas pessoas foram detidas na cidade porque estavam fazendo boca de urna. No primeiro turno, mais de 100 pessoas foram flagradas fazendo boca de urna.

O candidato Bernardo Rossi (PMDB) votou por volta das 9h em uma seção no Colégio Santa Isabel, no centro da cidade, e ao sair da cabine de votação se disse confiante da vitória. O outro concorrente à prefeitura de Petrópolis, Rubens Bomtempo (PSB), informou que vai votar somente à tarde.

No primeiro turno, Rossi teve 52.951 votos, seguido por Bomtempo, com 50.320. O atual prefeito, Paulo Mustrangi (PT) teve 45.060 votos. Uma semana depois da eleição, com base na Lei da Ficha Limpa, o TRE-RJ decidiu que o segundo turno ocorreria entre Rossi e Mustrangi, já que Bomtempo, que foi prefeito de Petrópolis entre 2001 e 2008, teve as contas de sua administração rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

A liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que colocou Bomtempo de volta à disputa só foi expedida no último dia 17.

Segundo a Polícia Militar, a segurança em Petrópolis neste segundo turno recebeu um reforço de 46%. Além dos policiais do batalhão da cidade, homens do Batalhão de Choque, policiais civis e guardas municipais estão trabalhando.

Edição: Juliana Andrade