Grupo Galpão encerra no Rio comemorações de seus 30 anos

26/10/2012 - 5h48

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Uma das mais importantes companhias teatrais do Brasil, o Grupo Galpão, de Minas Gerais, escolheu o Rio de Janeiro para encerrar as comemorações de seus 30 anos, iniciadas em maio no Shakespeare's Globe Theatre, em Londres, na Inglaterra. Depois, a partir de junho, o grupo  fez temporadas em Belo Horizonte e São Paulo e marcou presença nos principais festivais de inverno do país.

Nesta sexta-feira (26), às 19h, o Galpão faz, na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, zona norte do Rio, a primeira de três apresentações, todas com entrada grátis, de seu mais conhecido espetáculo: Romeu & Julieta, de William Shakespeare. As outras duas serão amanhã (27), às 18h, no Parque de Madureira, também na zona norte, e no domingo (28), no Museu de Arte Moderna  (MAM), no Parque do Flamengo.

Marco do teatro brasileiro, a versão do Grupo Galpão para o clássico do dramaturgo inglês foi encenada pela primeira vez em 3 de setembro de 1992, em um palco montado em frente a uma das jóias da arquitetura barroca mineira, a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. Desde então, foram mais de 250 apresentações em 60 cidades brasileiras e nove países estrangeiros, culminando com a consagração no Shakespeare's Globe, na capital britânica.  

Com concepção e direção geral de Gabriel Villela, a tragédia dos dois jovens apaixonados da cidade italiana de Verona é transposta para o contexto da cultura popular brasileira, presente no cenário, nos figurinos, na música e na narração, inspirada no linguajar do sertão mineiro. Fazem parte do elenco Eduardo Moreira (Romeu); Fernanda Vianna (Julieta); Antonio Edson (narrador), Teuda Bara (a ama) e mais seis atores do grupo.

Com as três apresentações no Rio, Romeu & Julieta encerra a temporada no Brasil, mas o espetáculo será levado a outros países pelo Grupo Galpão, que há dez anos conta com o patrocínio da Petrobras. “Em janeiro vamos levar a peça ao festival de teatro Santiago a Mil, na capital chilena, revela Eduardo Moreira, diretor e sócio fundador do Galpão.

As apresentações do espetáculo em Londres fizeram parte da programação cultural das Olimpíadas, em que grupos de todas as partes do mundo mostraram suas visões da obra do dramaturgo inglês. “Em princípio, os ingleses ficaram surpresos com a liberdade que a gente teve em relação à obra, mas depois reconheceram que fomos fiéis ao espírito popular de Shakespeare”, conta Moreira.

Ainda como parte das comemorações dos seus 30 anos, o Galpão apresenta nos dias 10 e 11 de novembro, no Teatro Dulcina, no centro do Rio, o espetáculo Tio Vânia (aos que vieram depois de nós), com direção de Yara de Novaes. Versão da peça escrita em 1897 pelo dramaturgo russo Anton Tchékhov, o texto aborda questões como o amor, o desejo, a passagem do tempo e a aridez da existência.
 
Em 2013, o Galpão pretende encenar, em suas apresentações em espaços públicos de todo o país, o texto Gigantes da Montanha, do dramaturgo italiano Luigi Pirandello. A direção será de Gabriel Villela.

Edição: Graça Adjuto