TSE declara Fernando Assef prefeito eleito de Boa Viagem, no Ceará

24/10/2012 - 13h43

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O futuro prefeito de Boa Viagem, município no interior do Ceará, será Fernando Antonio Vieira Assef (PSD) e não Aline Cavalcante Vieira (PR), como divulgado na apuração do primeiro turno das eleições do último dia 7. O TSE validou o registro de candidatura de Assef, da vice, Maria da Conceição Costa Araújo e mudou o resultado da eleição.

Assef teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e concorreu por força de liminar. Com a decisão de ontem (23), Assef e sua vice foram considerados aptos. Os 15.190 votos que recebeu no primeiro turno passaram a ter validade e superaram os 14.706 obtidos por Aline Cavalcante Vieira.

A candidata derrotada PR e o Ministério Público Eleitoral, por integrarem a ação que pediu a impugnação do registro de Asseff, têm prazo até a próxima sexta-feira (26) para questionar a decisão da ministra Laurita Vaz e pedir para que o plenário do TSE reveja a decisão.

De acordo com o TSE, chegaram a Corte 3.246 pedidos de impugnação de candidaturas com base na Lei da Ficha Limpa. 1.423 foram julgados. Há a possibilidade que ocorram novas mudanças no resultado do primeiro turno das eleições.

 

Edição Beto Coura