Teresina: atual prefeito e deputado estadual estão na disputa do segundo turno

24/10/2012 - 9h24

Karine Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Em Teresina (PI), os 531.138 eleitores vão escolher no próximo domingo (28) entre o deputado estadual Firmino Filho (PSDB) e o atual prefeito, Elmano Férrer (PTB), para assumir a prefeitura em 2013. No primeiro turno, Firmino Filho teve 38,77% dos votos válidos, excluindo brancos e nulos, e Elmano Férrer, 33,14 %. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os votos brancos somam 1,86% e os nulos, 3,99% . A abstenção ficou em 16,11%.

Com a 19ª economia das capitais brasileiras, o Produto Interno Bruto (PIB) de Teresina representa cerca 40% do PIB do estado, calculado em R$ 8,7 bilhões (dados de 2009). Na economia, a capital piauiense se destaca pela indústria têxtil e de confecções. O município tem também indústrias de bebidas, móveis, cerâmica, medicamentos, montadoras de bicicletas, entre outras. Apesar disso, os candidatos tem um longo desafio pela frente, pois Teresina ocupa a quarta pior posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano, (IDH), em relação às demais capitais do país, com 0,76.

O IDH é medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em uma escala de 0 a 1. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população de Teresina chega a 814,2 mil habitantes.

Firmino Filho é deputado estadual, nasceu em Teresina e tem 49 anos. É servidor público e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Formado em economia, Firmino já foi prefeito por dois mandatos consecutivos. Em 2008, foi eleito vereador e, dois anos depois, tornou-se deputado estadual. Se eleito, entre as propostas de Firmino estão a implantação do Projeto Educacional Amor de Tia, destinado a crianças de 6 meses a 3 anos, e a construção de oito unidades de Assistência Médica Ambulatorial.

Elmano Férrer nasceu em Lavras da Mangabeira (CE) e tem 70 anos. É engenheiro agrônomo e advogado, graduado pelo Universidade Federal do Piauí (UFPI). Férrer é o atual prefeito de Teresina. Se sair vitorioso da disputa, promete a instalação de internet banda larga em 100% das escolas municipais e a construção de 10 mil casas populares.

Edição: Talita Cavalcante