Músicos de rua se apresentam em festival no metrô de São Paulo

21/10/2012 - 16h36

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Músicos de rua que se apresentam em metrôs de oito cidades do mundo tocarão em nove estações da cidade de São Paulo de 22 a 27 de outubro. A segunda edição do Festival Internacional de Músicos de Metrô - Red Bull Sounderground – trará 19 atrações de Barcelona, Berlim, Londres, Montreal, Moscou, Nova York e Paris, além dos artistas paulistanos. A primeira edição foi em novembro de 2010.

O idealizador do projeto, Marcelo Beraldo, explicou que para selecionar os artistas passou quatro meses visitando metrôs do mundo. A ideia de trazer o festival para o Brasil surgiu quando, em 2006, Beraldo passeava por Nova York e percebeu muitos músicos talentosos tocando nas estações de metrô. “Quando viajei pelo mundo conhecendo os músicos e a política dos metrôs com relação a eles, tive a ideia de promover essa cultura e as pessoas que vivem disso”.

Para participar do festival, os músicos terão de se apresentar da mesma forma que fazem no dia a dia, ou seja, amplificadores com potência até 60 watts ou baterias elétricas, sem o uso de qualquer fonte de energia elétrica disponível no local. Os músicos se apresentarão em solo, duos e trios. “Não é comum vermos formações maiores do que trio porque seria muita gente para dividir o dinheiro das doações. Todo o resto também é igual ao que sempre fazem, não tem ninguém para carregar o equipamento, não tem palco, não tem som profissional, porque é assim na vida deles”.

Beraldo ressaltou que a ideia principal é incentivar no Brasil essa cultura de arte na rua. “Se compararmos o Brasil com algumas cidades da Europa e dos EUA, vamos ver que a arte na rua é muito rara por aqui. Apesar do nosso histórico e do valor da produção cultural, dificilmente se encontra artistas na rua, salvo em lugares isolados”.

Os músicos tocarão das 12h às 14h e das 16h às 18h nas principais estações paulistanas. Na Linha Verde, as estações serão a Ana Rosa, Vila Madalena e Sacomã. Na Linha Vermelha, nas estações do Brás, da Sé, de Palmeiras/Barra Funda, e da República. Na Linha Amarela, nas estações Luz e Pinheiros. Para encerrar o festival, todos os músicos se reunirão na praça Praça Victor Civita, ao lado da Estação Pinheiros da Linha Amarela, no sábado (27), a partir das 17h.

Edição: Graça Adjuto