Concurso vai selecionar curta-metragem para DVD de filme em homenagem ao Rio

21/10/2012 - 16h19

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Diretores e produtores cinematográficos nacionais e estrangeiros podem se inscrever até março de 2013 no concurso que vai escolher um curta-metragem com o tema O Rio e o Amor para o projeto Rio, Eu Te Amo, da franquia internacional Cities of Love. O curta selecionado será incluído como extra no DVD oficial do filme Rio Eu Te Amo, que vai reunir grandes diretores nacionais e internacionais para que cada um conte uma história de amor em uma locação da cidade.

O projeto é um movimento de amor à capital, que já conta com mais de 40 mil seguidores no Facebook e promove ações nas redes sociais e nas ruas do Rio. Em uma das ações  foram espalhados balões de gás em 30 pontos turísticos da cidade, com mensagens incentivando as pessoas a fazer o bem ao próximo.

O filme, que tem lançamento previsto para 2014, será a versão brasileira da Cities of Love, uma franquia internacional que já teve como cidades homenageadas Paris, com o filme Paris Je T'Aime (2006) e Nova York - New York, I Love You, em 2009. Além do Rio, estão em fase de produção filmes que homenageiam Xangai, na China, e Jerusalém, em Israel.

“Achamos importante fazer o concurso como oportunidade de também revelar um novo talento cinematográfico, aproveitando um projeto dessa visibilidade”, afirma Pedro Buarque, presidente da Conspiração Filmes, produtora de Rio Eu Te Amo. Segundo ele, a produção é 100% nacional, com recursos levantados no país, e os diretores, sejam brasileiros ou estrangeiros, trabalharão ao lado das equipes brasileiras. “É uma grande produção que terá repercussão internacional, projetando o nome da cidade e do país”, destaca.
    
Já estão confirmados para dirigir episódios do filme os cineastas Fernando Meirelles, José Padilha, Andrucha Waddington e Carlos Saldanha. Ao todo, serão dez diretores, entre nacionais e estrangeiros, e as filmagens começarão em julho de 2013.

A escolha do curta a ser incluído no DVD será feita em duas etapas. Na primeira, três filmes serão selecionados por um júri formado por Ilda Santiago, do Festival do Rio, Julio Worcman, do portal Porta-Curtas, Ailton Franco, da Mostra de Curtas, e Leonardo Monteiro de Barros, da Conspiração. Na segunda fase, os três filmes serão postados na página do movimento no Facebook, para a escolha final pelos seguidores.

As inscrições podem ser feitas no site www.rioeuteamo.net/concursos/curta.

Edição: Graça Adjuto