UE aprova novas sanções e congela bens de 30 empresas iranianas

15/10/2012 - 13h58

Mariana Tokarnia*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A União Europeia (UE) aprovou hoje (15) um reforço nas sanções financeiras e comerciais contra o Irã para limitar o financiamento do regime e pressionar as autoridades a retomar as discussões sobre o programa nuclear do país.

“Vamos aumentar a pressão ao longo dos próximos meses, a menos que as negociações prossigam”, afirmou o chefe da diplomacia britânica, William Hague.

O pacote inclui a proibição de transferências europeias para bancos e empresas iranianas. Exclui particulares e o pagamento de material para fins humanitários, alimentos e equipamentos médicos.

Determina também o congelamento de bens de 30 empresas ligadas aos setores bancário e petrolífero. As garantias de crédito à exportação, até agora restritas no médio e longo prazo, passam a valer no curto prazo.

As sanções atingem, pela primeira vez, o setor das telecomunicações. Além disso, proíbem a importação de gás iraniano. A importação de petróleo estava restrita desde julho.

São proibidas também as exportações para o Irã de materiais que possam ser utilizados em programas militares, como o grafite e o alumínio e impede o fornecimento de petroleiros para o transporte de hidrocarbonetos.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa - http://www5.lusa.pt/lusaweb/subscriber/showitem?service=107&listid=NewsList1912&listpage=1&docid=15146975

 

Edição Beto Coura