Irã apresenta proposta de transição na Síria com Assad no poder

15/10/2012 - 15h12

Mariana Tokarnia*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Irã propôs ao emissário internacional Lakhdar Brahimi um "período de transição" na Síria sob supervisão do presidente Bashar Al Assad. Brahimi foi escolhido pela ONU e pela Liga Árabe como mediador do conflito sírio.

A proposta foi feita durante a vista de Brahimi a Teerã, capital do Irã, cujo governo é o principal aliado do regime sírio. O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, sugeriu "um período de transição que culmine em eleições presidenciais e legislativas (...) tudo sob supervisão do presidente Assad".

O ministro iraniano acrescentou também proposta de cessar-fogo, o fim do envio de armas e de apoio aos grupos terroristas e a organização de um processo de diálogo nacional entre a oposição e o governo. Segundo ele, a Síria concorda com a proposta.

De acordo com o site oficial do governo iraniano, o próprio presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou que está "pronto a cooperar e a fornecer ajuda para que o povo sírio possa encontrar a calma e a segurança".

A violência na Síria já provocou pelo menos 33 mil mortos desde o início da revolta contra o regime, em março de 2011, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Davi Oliveira