Mais de mil homens ocupam comunidades no Rio para a instalação de UPP

14/10/2012 - 10h41

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Pouco antes das 5h, mais de mil homens entraram nas comunidades de Manguinhos, Jacarezinho, Mandela e Varginha, na zona norte do Rio. A Operação Pacificação Manguinhos envolve efetivos das polícias Civil, Militar (PM), Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), além de fuzileiros navais. De acordo com a Secretaria de Segurança, a ocupação de toda a área foi pacífica e demorou apenas 20 minutos.

Participam os batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope), de Choque (BPChq), de Ação com Cães (BAC) e o Grupamento Aéreo-Marítimo (GAM). A operação prepara o local para a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), que será a 29ª do estado. Segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Complexo de Manguinhos tem 36 mil moradores e Jacarezinho tem quase 38 mil.

A operação também faz cerco na Baixada Fluminense e em outras comunidades das zonas norte e oeste do Rio, para buscar armas, drogas e criminosos que possam ter deixado Manguinhos e Jacarezinho. Estão sendo utilizados 11 blindados e três helicópteros da PM, dois helicópteros da Polícia Civil e 13 blindados da Marinha. Há também o apoio de helicóptero da PRF e ambulâncias do Corpo de Bombeiros.

A Secretaria de Segurança pede que os moradores dessas comunidades colaborem com denúncias sobre  criminosos e esconderijos pelo Disque-Denúncia (21) 2253-1177 ou o 190 da PM. Os presos e o material apreendido na operação serão levados para a 21ª  Delegacia de Polícia (DP), em Bonsucesso, e a 25ª DP, no Engenho Novo.

As forças de segurança continuam nos dois complexos, na busca por criminosos e na apreensão de armas, drogas, objetos roubados.

Edição: Graça Adjuto