Depois de quase 24 horas, acaba rebelião em presídio de Sergipe

14/10/2012 - 14h20

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Após quase 24 horas de rebelião, os 485 detentos encerraram hoje (14), por volta das 13h, o protesto no Presídio Regional Senador Leite Neto, em Nossa Senhora da Glória, a 126 quilômetros de Aracaju. A Secretaria de Justiça de Sergipe informou à Agência Brasil que apenas um detento teve ferimentos leves, não há registro de mortes nem feridos graves. A rebelião começou ontem, no começo da tarde, com a tentativa de fuga de quatro detentos.

Eles aproveitaram o momento da visita íntima ao presídio, quando havia cerca de 100 mulheres presentes, e fizeram refém um agente de segurança. O agente foi liberado no começo desta tarde, com a negociação conduzida pelo secretário de Justiça de Sergipe, Benedito de Figueiredo, e pela juiza da Vara de Execuções Penais Ercília Isaura Pedrosa.

Os detentos reivindicam mais celas, a ampliação dos horários de visitas e mais espaço físico. Em Sergipe, há dez presídios, dos quais quatro, inclusive o Leite Neto, são de segurança máxima. O Presídio Regional Senador Leite Neto tem espaço para 180 presos, mas está com 485, a maioria aguardando sentença judicial.

Em cerca de 24 horas de rebelião, houve momentos de tensão devido à captura do refém, que era ameaçado pelos detentos, e à presenças das mulheres. De acordo com relatos de parentes e amigos dos presos, há falta de espaço e excesso de pessoas ocupando as celas. O presídio está localizado no sertão sergipano.

Edição: Graça Adjuto