Crianças de comunidades pacificadas do Rio participam de atividades esportivas e culturais

12/10/2012 - 12h00

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Cerca de 4,5 mil crianças de comunidades pacificadas na cidade do Rio de Janeiro comemoram hoje (12) o Dia da Criança com brincadeiras, prática de esportes e atividades culturais. O evento é realizado no Estádio Célio de Barros, tradicional arena de treinamento para atletismo no Complexo do Maracanã, na zona norte da cidade.

Participam crianças de aproximadamente 30 comunidades pobres e complexos de favelas da cidade que contam com unidades de Polícia Pacificadora (UPP), como o Complexo do Alemão e a Cidade de Deus. Segundo o comandante das UPPs, coronel Rogério Seabra, a atividade proporciona a interação de crianças de diversas áreas.

“As crianças, vendo a celebração que se pode fazer, entendem uma qualidade de vida melhor para o futuro. Há comunidades que nunca se comunicaram entre elas, por questões históricas e até mesmo por imposição de criminosos”, disse.

Deise de Jesus Rodrigues, moradora do Morro da Fé, no Complexo do Alemão, levou um grupo de 59 crianças para o estádio, inclusive seu filho. “É muito interessante esta iniciativa, porque, acima de tudo, criança é criança. É interessante ter um espaço como este, em que as crianças se integram umas com as outras”, afirmou.

Cento e cinquenta policiais militares que atuam nas UPPs também participam das atividades.
 

Edição: Carolina Pimentel