Partido que mais cresceu nas urnas, PSB faz balanço das eleições

10/10/2012 - 19h04

Karine Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Executiva Nacional do PSB está reunida hoje (10), em Brasília, para fazer um balanço das eleições municipais. A legenda, presidida pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, foi a que mais cresceu no último pleito.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE), o partido passará a comandar 433 municípios conquistados no primeiro turno, 125 prefeituras a mais que atualmente. O número pode ser ainda maior dependendo do desempenho dos socialistas no segundo turno.

Nesta etapa, o  partido disputa a preferência do eleitor em sete cidades: três capitais, Fortaleza (CE), Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO), e também nos municípios de  Duque de Caxias (RJ), Petrópolis (RJ), Uberaba (MG) e Campinas (SP). O PSB também comemora o crescimento  no número de vereadores. Saltou de 2.956 para 3.556, um crescimento de 20,30%.

Para o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), o fato do partido governar seis estados (Amapá, Pernambuco, Piauí, Ceará, Paraíba e Espírito Santo) ajudou no bom desempenho nas urnas. Apesar do crescimento de 42% no número de prefeituras, o governador cearense avalia que o partido precisa crescer de forma diferente. 

“ O que é muito mais importante do que o número de prefeituras é uma boa distribuição. Eu acho que, nesse aspecto, ainda temos deficiências. Essas 434 prefeituras não são bem distribuídas. Elas ainda são muito concentradas em Pernambuco, em Minhas Gerais, no Ceará , no Piauí e na Paraíba. Tem estados, como Roraima, que nós não temos nenhuma prefeitura. Mais  importante que prefeituras, é ter um conjunto de lideranças bem definido no país inteiro e acho que o partido ainda está avançando neste ponto”, disse Cid Gomes.

Edição: Fábio Massalli