Brasil idealiza discussão sobre taxa de câmbio em relações internacionais, diz embaixador do país na OMC

10/10/2012 - 19h24

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O embaixador brasileiro na Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, disse hoje (10), que o Brasil é o idealizador da discussão sobre a taxa de câmbio nas relações internacionais. O debate deve ocorrer na próxima reunião da cúpula, prevista para ocorrer no início de novembro.

“Negociar mecanismo, não é papel brasileiro. Queremos discutir se as disciplinas existentes hoje são suficientes ou adequadas para dar tratamento à questão cambial. O papel brasileiro é analisar se a disciplina da OMC tem efetividade na situação atual”, disse. Azevêdo destacou ainda que existem várias maneiras de negociar mecanismos que tratam da questão cambial.

O subsecretário-geral de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Valdemar Leão, disse que o diálogo vai girar em torno do efeito do câmbio nas relações comerciais. “Não vamos tratar do impacto monetário. O debate da OMC tem competência para tratar do câmbio, os efeitos no comércio e como remediá-los”.

Azevêdo disse ainda que o Brasil não pretende que o assunto seja discutido a longo prazo. “Não queremos estender a discussão a longo prazo que seja lesiva ao Brasil. Hoje [o câmbio] está a um patamar favorável. Queremos definir o contorno do que poderia ser a reunião, para resolver o assunto o mais breve possível”, disse.

Edição: Fábio Massalli