ANP: áreas da 11ª rodada de licitações para exploração e produção de óleo devem ser apresentadas em 2013

10/10/2012 - 21h59

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - As áreas a serem ofertadas na 11ª rodada de licitações de blocos para exploração e produção de petróleo e gás natural nas bacias sedimentares do país deverão começar a ser apresentadas às petroleiras a partir de janeiro do próximo ano e deverão contemplar, principalmente, a margem equatorial do país e o Recôncavo Baiano.

A informação foi dada hoje (10) pelo diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Helder Queiroz, ao participar do seminário A Agenda da Infraestrutura do Brasil, realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) já autorizou a ANP a realizar, provavelmente em maio do próximo ano, o leilão de 174 blocos exploratórios nas bacias terrestres e marítimas do país. O diretor da ANP admitiu que a agência reguladora estará ofertando áreas com bastante atratividade para as empresas, o que deverá tornar o leilão bastante competitivo.

“Primeiro porque está parada há já algum tempo [a realização de leilões], depois tem áreas que serão ofertadas e que são consideradas bastante atrativas. A margem equatorial, por exemplo, será muito atrativa porque você tem descobertas interessantes feitas recentemente pela Petrobras na Bacia do Ceará e que tem uma analogia com a África, sobretudo mais ao Norte – onde houve descobertas nas Guianas com estruturas geológicas muito similares”, disse Queiroz.

Segundo o diretor, a indústria tem interesse nessa parte da área equatorial que estará sendo ofertada. “Você terá uma competição ferrenha”. Queiroz disse que a ANP realizará road shows e workshops para as principais empresas nacionais e estrangeiras do setor de petróleo para divulgar a rodada.

Edição: Fábio Massalli