Pesquisadores que estudaram partículas quânticas individuais ganham Nobel de Física 2012

09/10/2012 - 10h18

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil


Brasília – Os pesquisadores Serge Haroche (francês) e David J. Wineland (norte-americano) são os  vencedores do Prêmio Nobel de Física 2012. Ambos foram escolhidos devido às pesquisas sobre métodos considerados inovadores que permitem a medição e manipulação dos sistemas quânticos individuais.

Uma das expectativas é que a partir das pesquisas seja possível construir um sistema de computadores mais rápido do que o atual por meio da física quântica. Há, ainda, a expectativa de que as pesquisas de Haroche e Wineland permitam analisar, controlar e até contar as partículas quânticas.

As primeiras pesquisas utilizando física quântica também levaram à possibilidade de criação de relógios extremamente precisos, estabelecendo um novo padrão, marcando o tempo cem vezes mais precisão do que os relógios atuais de Césio.

Para o comitê de premiação do Nobel de Física, as pesquisas de Haroche e Wineland “abrem as portas para uma nova era” relativa à física quântica, demonstrando a possibilidade de observação direta de partículas quânticas individuais sem destruí-las. Nas pesquisas, Haroche e Wineland conseguiram isolar as partículas sem que perdessem suas propriedades.

Informações detalhadas sobre o Prêmio Nobel de Física 2012 podem ser obtidas na página do comitê de premiação.

 

Edição: Lílian Beraldo