Diretor da EPL confirma previsão do início do leilão para trem-bala para início de 2013

09/10/2012 - 19h41

Guilherme Jeronymo
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal responsável pelas obras de infraestrutura do Ministério dos Transportes (MT), Bernardo Figueiredo, confirmou hoje (9) que os leilões para o trem de alta velocidade (TAV ou trem-bala) terão início em 2013, com contratação até o final de 2014.

O governo está fechando a audiência pública e modelando o edital, enquanto consulta potenciais investidores – Figueiredo identificou ao menos seis grupos internacionais que demonstraram interesses e condições e estão em diálogo com o MT. A rodada de contribuições se estenderá até novembro e o cronograma da pasta é que se licite em maio de 2013 a operação e a tecnologia empregadas no meio de transporte.

Atualmente a EPL realiza contratação dos estudos de engenharia, que vão definir os valores da obra. Há ainda a expectativa de contratação completa até 2014 e entrega em 2018, com financiamento pelo Tesouro Nacional, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Edição: Fábio Massalli