Dilma recebe hoje presidente da Irlanda para conversar sobre parcerias

09/10/2012 - 11h00

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff recebe hoje (9), por volta das 15h, o presidente da República da Irlanda, Michael D. Higgins, que fica no Brasil até quinta-feira (11). Na reunião, eles devem conversar sobre a ampliação de parcerias econômicas e comerciais, além de acordos para aumentar a cooperação na área de educação relativa ao Programa Ciência sem Fronteiras.

Higgins vem ao Brasil acompanhado pelo ministro para o Comércio e Desenvolvimento, Joe Costello, e por uma delegação de empresários. O grupo passa por Brasília, São Paulo e pelo Rio de Janeiro. O Conselho da União Europeia (órgão político do bloco) será presidido pela Irlanda no primeiro semestre de 2013, quando deverá ter lugar a próxima Cúpula Brasil-União Europeia.

De 2007 a 2011, o comércio entre o Brasil e a Irlanda passou de US$ 771,4 milhões para US$ 948,1 milhões. No período seguinte, de 2010 a 2011, o intercâmbio comercial bilateral registrou aumento de 27,5%.

A  República da Irlanda, predominantemente católica, é administrada como democracia parlamentar. O presidente é eleito. É um país desenvolvido e com elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mas tem um passado de pobreza e dificuldades. A economia é baseada na agricultura. A capital é Dublin e tem cerca de 5 milhões de habitantes.

No século 19, os reinos da Irlanda e da Grã-Bretanha foram unidos para formar o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Porém, políticos nacionalistas contrários à união formaram um Parlamento à parte e lançaram uma campanha pela independência. No entanto, a Irlanda do Norte, de maioria protestante, permanece vinculada ao Reino Unido.

Edição: Graça Adjuto