Pelo quinto dia consecutivo, Turquia bombardeia a Síria

07/10/2012 - 16h45

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília –  Pelo quinto dia consecutivo, o Exército da Turquia retomou hoje (7) o bombardeio na Síria em retaliação aos ataques ocorridos há menos de uma semana, na região de Akcakale, na fronteira dos dois países. No ataque na região fronteiriça, cinco civis morreram. Os bombardeios se estendem pelas cidades sírias de Tal Abiad, Abiad Tal e Arussegún Hurriyet.

Nos últimos dias, houve vários confrontos entre o Exército da Turquia e os grupos armados rebeldes sírios agravando a crise na Síria, que completou 19 meses. O governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, enfrenta a oposição que insiste em exigir sua renúncia e o fim das violações de direitos humanos.

A organização não governamental (ONG) Observatório Sírio para os Direitos Humanos, com base em Londres, capital do Reino Unido, informou que pelo menos 49 pessoas morreram em combates entre sírios e turcos, nas últimas horas.

Há ainda confrontos em outras regiões da Síria, como Alepo, a segunda cidade do país e capital econômica. A estimativa é que ao menos 13 pessoas foram mortas. Pelos dados das organizações não governamentais, mais de 25 mil pessoas morreram nos últimos 19 meses.

 

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam //   Edição: Lílian Beraldo