Opositor de Chávez diz que venezuelanos vão às urnas em apoio à democracia

07/10/2012 - 18h55

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O candidato da oposição na Venezuela, Henrique Capriles Radonski, que reúne 14 partidos na sua base eleitoral, disse hoje (7) que o comparecimento maciço dos eleitores nas votações demonstra a confiança na democracia. "É uma demonstração ao mundo de que somos os melhores. Hoje vamos dizer ao mundo que os venezuelanos querem mais e melhor democracia", disse após votar, em Caracas, capital venezuelana.

Capriles declarou ainda que a maneira de o eleitor demonstrar a sua opinião e o desejo de mudança é por meio do voto. “O processo mostra que há participação em massa, o que demonstra uma vez mais que os venezuelanos querem resolver as nossas diferenças pela via do voto, com democracia".

Otimista, o opositor disse que está confiante na sua vitória sobre o atual presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que está há 14 anos no poder. "Amanhã [8] vamos ser uma só Venezuela. E nesta mesma noite, estou seguro, vamos estar todos abraçados como venezuelanos que somos", disse.

Ao ser perguntado se está disposto a telefonar para Chávez, caso perca as eleições, Capriles disse que vai conversar com o adversário independentemente do resultado das votações. "A primeira pessoa que vou chamar, ao conhecer os resultados, vai ser o presidente [Hugo Chávez], assim tem que ser. Os venezuelanos dão exemplo e os líderes também têm de dar exemplo", disse.

As eleições na Venezuela estão polarizadas entre o atual presidente Hugo Chávez e o opositor Henrique Capriles. As pesquisas de intenções de voto mostram empate técnico, mas com ligeira vantagem para Chávez.
 

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

 

Edição: Aécio Amado