No Rio, 364 urnas apresentaram problemas; 78 foram substituídas

07/10/2012 - 12h08

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Das cerca de 32 mil urnas eletrônicas utilizadas nos 92 municípios do Rio de Janeiro, 364 apresentaram problemas, sendo que 78 precisaram ser substituídas, informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Das urnas substituidas, 57 foram na capital, uma em São Gonçalo, na região metropolitana, quatro em Nova Iguaçu, cinco em Caxias, na Baixada Fluminense, e o restante no interior.

Em Búzios, na Região dos Lagos, único município do estado onde há urnas biométricas, nenhum problema foi registrado até o momento, segundo o TRE. Ao todo, 5.824 estão à disposição em caso de necessidade de substituição.

Subiu para 40 o número de pessoas praticando crime eleitoral, como boca de urna, na capital fluminense. De acordo com a Polícia Militar, 24 pessoas foram detidas na Rocinha, na zona sul, com material de campanha nas proximidades de locais de votação. Entre os detidos está o candidato a vereador Dr. João Ricardo, do PSDC. Em Engenho Novo, na zona norte da cidade, 12 cabos eleitorais foram detidos com panfletos e santinhos. Em Botafogo e Cosme Velho, na zona sul, quatro pessoas foram pegas em flagrante cometendo o mesmo crime.

Os detidos foram transportados para o Centro Provisório de Operações Eleitorais no Maracanã, zona norte, um dos seis centros da capital para os detidos em flagrante cometendo crime eleitoral.

Até as 17h, estão proibidos aglomeração de pessoas e veículos com material de propaganda, uso de alto-falantes, a realização de comícios, carreatas, transporte de eleitores e boca de urna e qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de candidatos em publicações, como panfletos e cartazes. A manifestação individual e silenciosa do eleitor por meio de adesivos, bandeiras e broches não está proibida.

Edição: Graça Adjuto