Mesmo com eleição já decidida, Freixo considera campanha vitoriosa no Rio

07/10/2012 - 22h58

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Depois de definida em primeiro turno a eleição para prefeito do Rio - com a vitória de Eduardo Paes (PMDB)  reeleito com mais de 64% dos votos válidos, o segundo colocado, Marcelo Freixo (PSOL), disse que a campanha foi “belíssima”.

“A campanha fez a política em que a gente acredita, com princípios, com valores, debate da ética. E agora os mais de 100 comitês que foram formados durante a campanha serão mantidos como comitês de debate permanente da cidade, fortalecendo os movimentos sociais.”

Apesar das diferenças políticas, Freixo desejou sorte a Paes. “Nós temos uma diferença muito grande, nós olhamos para a cidade de uma maneira muito distinta, mas eu evidentemente quero que a cidade tenha o melhor, acho que a vida das pessoas está acima das nossas divergências políticas. Agora o que nos cabe é organizar essa resistência e que o Rio de Janeiro possa ter mais democracia, mais participação com os movimentos sociais fortalecidos em 2014.”

O candidato ressaltou a importância dos jovens na campanha, que, segundo ele, voltaram a acreditar na política. “A juventude foi o grande combustível desta campanha, foi emocionante porque é uma juventude que já nasceu em um período de muita descrença política, em tempos de mensalões, mas é importante dizer que esta juventude resignificou a identidade dela com a política, veio para a praça pública e a nossa responsabilidade com a juventude é muito grande a partir de agora.”

De acordo com ele, os 900 mil votos alcançados pelo partido devem se transformar em uma organização permanente para além do PSOL, “fazendo com que essa juventude continue participando, através dos grêmios, das universidades, das associações de moradores, mas que possa ter vida ativa na cidade, isso é bom para o Rio de Janeiro”, enfatizou Freixo.

Quanto à eleição de quatro vereadores do partido, com mais de 100 mil votos na legenda, Freixo lembra que o número dobrou com relação ao número atual e quadruplicou com relação ao único eleito em 2008. “A missão dos nossos vereadores é colocar seu mandato a serviço das lutas dos movimentos sociais.”

Correligionários receberam Marcelo Freixo e os vereadores eleitos nos Arcos da Lapa.

Edição: Carolina Pimentel