Homens representam 86,7% das candidaturas a prefeito no país

07/10/2012 - 10h05

Renata Giraldi e Luciana Lima
Repórteres da Agência Brasil


Brasília – Grande parte dos municípios brasileiros tem mais chance de ser comandada por homens. Eles representam 86,7% das candidaturas a prefeito no país. A maioria tem entre 45 e 59 anos. Nestas eleições, as mulheres representam apenas 13,2% das candidaturas. Em 124 municípios não há disputa efetivamente, pois só existe uma candidatura.  
 
Em 417 municípios pelo menos um candidato teve o registro indeferido ou cassado, mas terão os nomes nas urnas eletrônicas hoje porque os processos não foram julgados. Os votos destinados a esses candidatos serão considerados nulos até que haja uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No total, 29 partidos políticos lançaram cerca de 15 mil candidatos a prefeito, dos quais 18 aparecem com mais possibilidade de eleger o vitorioso. O PMDB, PT, PSDB, PSD e PP concentram o maior número de candidatos.

Os municípios que registraram a maior quantidade de candidatos a prefeito foram São Paulo com 12, Belém (PA) com dez, Santos (SP), Guarujá (SP), Nova Iguaçu (RJ), Manaus (AM), Imperatriz (MA), Laranjal do Jarí (AP) e Porto Velho (RO) com nove candidatos.

Na disputa para comandar os municípios, 86,7% dos candidatos são homens. Em 124 municípios só há um candidato na disputa que é homem. Em quatro municípios – Peruíbe (SP), Sandolândia (TO), Leópolis (PR) e Montividiu (GO) – somente três mulheres disputam a prefeitura em cada um deles.

No total, mais de 138 milhões de eleitores irão hoje (7) às urnas para a escolha do prefeito e vereador em cerca de 5,5 mil municípios brasileiros. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 140,6 milhões de eleitores registrados no país, só não votam nestas eleições os moradores de Brasília e de Fernando de Noronha (PE), além dos brasileiros residentes no exterior.

Edição: Lílian Beraldo//Matéria alterada às 8h55 de segunda-feira (8) para corrigir informação sobre o número de mulheres candidatas nos municípios de Peruíbe (SP), Sandolândia (TO), Leópolis (PR) e Montividiu (GO).