Chávez promete respeitar os resultados das eleições e apela para que oposição faça o mesmo

07/10/2012 - 17h28

Carina Dourado
Enviada especial da EBC
Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Caracas (Venezuela) e Brasília – Disputando o terceiro mandato consecutivo, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje (7) que respeitará e reconhecerá como legítimos os resultados das eleições presidenciais que ocorrem neste domingo no país. Chávez disputa a eleições com o opositor Henrique Capriles. Pesquisas de intenções de voto mostram que ambos estão empatados tecnicamente, mas Chávez tem uma ligeira vantagem.

A previsão é que os resultados sejam revelados à meia-noite de hoje (horário de Brasília). “Nós sempre respeitamos a vontade do povo”, disse Chávez, em entrevista, após votar na capital venezuelana (Caracas) acompanhado pelas filhas e pelos netos. Sorridente, ele se disse confiante na vitória. Segundo ele, a oposição também “deve respeitar os resultados das eleições”, independentemente do vitorioso.

Chávez acrescentou que na Venezuela a democracia é uma realidade. "Se há algum lugar no mundo onde a democracia renasceu com força, muita força, foi na América Latina", disse ele, mencionando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, segundo o venezuelano, destacou o “excesso de democracia” existente na Venezuela.

Sem mencionar países nem governos, Chávez ressaltou que há ditaduras que são apresentadas como democracias. “Há gente que crê que eu sou tirano, que isso tudo não passa de uma mentira", disse. “A Venezuela tem uma democracia madura aberta, todos os dias do ano, não apenas no período eleitoral”, completou ele.

O presidente venezuelano apelou para os eleitores irem às urnas. Na Venezuela, o voto não é obrigatório. Há mais de 18,8 milhões de eleitores cadastrados para as eleições deste domingo, mas a previsão das autoridades é que cerca de 14 milhões compareçam às urnas ao longo do dia. As pesquisas de intensões de voto mostram que há um elevado número de indecisos neste pleito.

Segundo Chávez, a Venezuela passa por "uma democracia madura e de maturação". Para ele, o sistema eleitoral venezuelano, que mescla a apresentação de documentos em papel com o registro biométrico, além de votos informatizados, é o “melhor sistema eleitoral no mundo”.

As eleições na Venezuela estão polarizadas entre o atual presidente Hugo Chávez, que está há 14 anos no poder, e o opositor Henrique Capriles, que uniu 14 partidos políticos na sua base eleitoral. As pesquisas de intenções de voto mostram empate técnico, mas com ligeira vantagem para Chávez.


Edição: Talita Cavalcante