Atualizada - Campos dos Goytacazes reelege Rosinha Garotinho para prefeitura

07/10/2012 - 21h17

Da Agência Brasil*

Brasília – Rosinha Garotinho (PR) venceu a disputa pela prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ), com 69,96% dos votos válidos. Makhoul (PT) ficou em segundo lugar, com 25,52% dos votos válidos.

Foram apurados os votos de 100% das urnas. Os votos brancos ficaram em 2,35% e os nulos, 15,18%. A abstenção ficou em 15,64%.

Rosinha Garotinho chegou a ter o registro de candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), no dia 23 de agosto. Mas, no último dia 30, o ministro Marco Aurélio de Mello, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), restabeleceu a candidatura.

O TRE-RJ tinha negado o registro com base na Lei da Ficha Limpa. Contra a ex-governadora do Rio de Janeiro, pesavam duas decisões colegiadas, proferidas no próprio TRE-RJ. Por isso, o tribunal a considerou inelegível para as eleições deste ano.

Rosinha Garotinho tinha sido condenada pelo colegiado do TRE-RJ por 4 votos a 2, deixando-a inelegível por três anos, contados a partir de 2008, ano em que foi denunciada por crimes de abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação durante campanha na eleição passada. Com o tempo de condenação prescreveu, Rosinha continuou no cargo.

O município de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, é uma das oito cidades do Rio que tiveram a participação do Exército no esquema de segurança das eleições municipais. A cidade tem histórico de campanhas e eleições turbulentas, com cassação de políticos e indeferimento de candidaturas.

Em 2006, uma eleição suplementar teve de ser feita depois que o prefeito e o vice foram cassados por abuso de poder político e econômico. Dois anos depois, o prefeito eleito na eleição suplementar foi retirado do cargo por decisão da Justiça.

No último pleito, em 2008, a eleição foi vencida, depois que um dos principais candidatos teve sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, o que provocou a anulação dos mais de 100 mil votos recebidos por ele.

Com 463 mil habitantes e 344.366 eleitores, Campos é um dos centros nacionais de produção de petróleo. A cidade é também o município que recebe o maior volume de royalties e participações especiais da produção de petróleo. No ano passado, Campos recebeu R$ 1,2 bilhão em royalties e participações especiais.

*Colaborou Vitor Abdala

Edição: Kelly Oliveira