Salvador deve totalizar votos até as 22h do domingo

06/10/2012 - 13h32

Ivan Richard
Enviado Especial

Salvador - O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) estima que a apuração dos votos dos eleitores de Salvador esteja concluída até as 22h de domingo. No estado, a previsão é que mais de 90% das urnas já estejam apuradas até as 23h. “Talvez, uma ou outra seção tenha problema com a urna. Mas essa é a previsão”, disse o diretor-geral do TRE-BA, André Beserra, à Agência Brasil.

Beserra acredita que o pleito no estado transcorra de forma pacífica e tranquila e que o eleitor não terá dificuldades na escolha dos seus candidatos. “É uma eleição municipal, o tempo [de votação na urna] é mínimo, são apenas dois candidatos a serem escolhidos”, considerou.

Hoje (6), o TRE-BA sorteou quatro urnas eletrônicas que serão usadas na votação paralela. Segundo o diretor-geral do TRE-BA, esse é um procedimento usado em todo país para atestar a segurança dos equipamentos.

“São sorteadas quatro urnas e elas acompanham as votações oficiais. Elas estão preparadas para a eleição de amanhã e são retiradas [dos locais de votação] para fazer essa simulação no tribunal. O Ministério Público, os partidos e a sociedade podem acompanhar o processo de votação paralela para assegurar que não há nenhum voto computado para nenhum candidato, por exemplo”, explicou.

Foram sorteadas urnas dos municípios de Picaetá, Canamacan, Monte Santo e da capital. De acordo com a Justiça Eleitoral, 4.907 urnas foram colocadas à disposição em Salvador, sendo que 20% delas ficarão de reserva. Em todo o estado, mais de 37 mil urnas serão usadas no pleito de amanhã. A Bahia tem mais de 10 milhões de eleitores aptos a votar e Salvador, maior colégio eleitoral do estado, tem quase 1.9 milhão de eleitores.

Na capital baiana, a um dia da eleição, o clima é de tranquilidade. O período eleitoral só é lembrado pelas centenas de placas com propaganda dos candidatos nas principais vias da cidade.

Dos seis candidatos a prefeito, três optaram por sair às ruas hoje (6) em carreatas. Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM), Nelson Pelegrino (PT) e Hamilton Assis (PSOL) passarão o dia nas ruas. Já Mário Kertész (PMDB) se reúne com correligionários. Márcio Marinho (PRB) e Da Luz (PRTB) não divulgaram suas agendas.

Edição: Luciana Lima