Festival do Rio: sessões de gala dos longas de ficção da Première Brasil movimentam Cinelândia

05/10/2012 - 19h49

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Seis longa-metragens de ficção, de um total de 12 concorrentes ao Troféu Redentor da categoria, já foram exibidos nas sessões de gala da Première Brasil do Festival do Rio 2012, desde a sexta-feira passada (28). Sempre à noite, as primeiras exibições dos longas de ficção da parte competitiva são as sessões que mais vêm atraindo curiosos a Cinelândia, centro do Rio, para ver o desfile de artistas famosos pelo tapete vermelho, na entrada do Cine Odeon Petrobras. Na noite de hoje (5), às 21h30, a movimentação ficará por conta da atriz Leandra Leal e do ator João Miguel, que encabeçam o elenco de Éden, dirigido por Bruno Safadi.

Drama ambientado no contexto da religião evangélica, o filme conta a história de Karine, mulher grávida de oito meses, que tem o marido assassinado, quase morre também, mas é salva pelo pastor de uma igreja. Neste sábado (6), também às 21h30, será a vez de O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, drama que trata dos conflitos gerados pelo surgimento de uma milícia em uma bairro de classe média do Recife. No domingo (7), a Première Brasil exibirá, em sua sessão de gala, às 21h45, a comédia dramática Dores de Amores, de Raphael Vieira, sobre os problemas no relacionamento de um casal.

Os filmes da mostra competitiva, sejam de ficção ou documentários, têm mais cinco exibições durante o festival: a primeira, no dia seguinte à sessão de gala, no Pavilhão do Festival, no Armazém 6 do Cais do Porto, e as demais em outras salas espalhadas pela cidade. Em todas as sessões, o público pode votar nos filmes de longa-metragem e nos curtas, exibidos antes. O resultado do voto popular será conhecido no final do festival, juntamente com a escolha do júri oficial.

Os concorrentes da categoria de longa de ficção que foram apresentados em sessões de gala no Cine Odeon Petrobras são A Busca, de Luciano Moura; A Coleção Invisível, de Bernardo Attal; Disparos, de Juliana Reis; Entre Vales, de Philippe Barcinski; O Gorila, de José Eduardo Belmonte; Meu Pé de Laranja Lima, de Marcos Bernstein; e Primeiro Dia de Um Ano Qualquer, de Domingos Oliveira. Até o fim do festival, no próximo dia 11, ainda terão sua sessão de gala no Odeon os concorrentes A Floresta de Jônatas, de Sergio Andrade, e Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi.

Os dias e horários de exibição dos filmes podem ser conferidos no site www.festivaldorio.com.br.

 

Edição: Aécio Amado