EBC mobilizará mais de 300 profissionais na cobertura das eleições

05/10/2012 - 16h46

Carolina Gonçalves*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Eleitores de mais de 5,5 mil cidades brasileiras poderão acompanhar, durante todo o domingo (7), notícias sobre as eleições municipais deste ano. Mais de 300 profissionais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) estarão mobilizados na cobertura, que começa às 7h e vai até a meia-noite, com equipes distribuídas em vários pontos do território nacional.

A EBC enviou equipes de reportagem para vários locais do país em busca de informações exclusivas e diferenciadas. O noticiário da empresa inclui o movimento de eleitores nas urnas, informações sobre os esquemas de segurança e dados oficiais fornecidos pelos órgãos da Justiça Eleitoral, atualizados pela equipe de reportagem. O clima eleitoral também é uma das preocupações da cobertura, mostrando o que representa este período na vida das pessoas.

No site da Agência Brasil, no qual há dois meses são veiculadas matérias sobre os preparativos, expectativas e regras do processo eleitoral, os leitores poderão acompanhar, em tempo real, detalhes sobre a votação em todo o país. A TV Brasil iniciará a cobertura das eleições às 8h, com entradas ao vivo e reportagens incluídas ao longo da programação.

Neste trabalho, o canal de televisão da EBC contará ainda com reportagens produzidas pelas equipes das 13 emissoras parceiras na Bahia, em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul, em Goiás, em Mato Grosso, em Roraima e no Acre. Todo o material será reproduzido pelo site de notícias e pelas emissoras de rádio da empresa.

A Rádio Nacional de Brasília e a Rádio Nacional da Amazônia manterão os ouvintes atualizados sobre o que ocorre em todo o país, veiculando, de hora em hora, o Nacional Informa, programa que, no domingo, estará totalmente voltado para as eleições, além dos giros de reportagem. A Rádio Nacional do Rio de Janeiro voltará sua cobertura para as eleições no estado. A partir das 18h de domingo, as três emissoras de rádio da EBC entram em rede com um programa único que vai transmitir a apuração dos votos, até as 20h.

Na Agência Brasil a partir das 17h, será possível acompanhar, online, a apuração das urnas. Os dados serão atualizados a cada 30 segundos com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O material incluirá ainda dados sobre os 140 milhões de eleitores e os 480 mil candidatos que disputam os cargos de prefeito e vereador, em todo o país.

A TV Brasil começa, no mesmo horário, um programa especial em que comentaristas e convidados vão acompanhar a apuração das urnas até as 21h. A emissora vai exibir, ao longo do programa, um painel com atualização do número de votos em todas as cidades com mais de 200 mil eleitores, nas quais há possibilidade de a decisão ser levada ao segundo turno. E, durante as entrevistas, as informações continuarão sendo veiculadas e atualizadas na parte inferior da tela.

Este ano, o público da TV Brasil poderá sugerir perguntas e debates através das redes sociais. A participação interativa pode ser através do Twitter (#EBCnasEleicoes) ou na página do Repórter Brasil na rede social Facebook.

Todas as informações, entrevistas e reportagens serão veiculadas pelo portal da EBC, no link www.ebc.com.br. O portal, construído recentemente, disponibiliza o acesso ao conteúdo de todos os veículos da empresa e apresenta, de forma consolidada e multimídia, os conteúdos das reportagens diárias e das especiais.

*Colaboraram Renata Giraldi e Lilian Beraldo
Edição: Nádia Franco