Falha em linha de trem dificulta chegada de paulistanos ao trabalho

04/10/2012 - 9h30

Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Paulistanos que moram na região de Guaianases, na zona leste da capital paulista, enfrentam dificuldades para chegar ao trabalho na manhã de hoje (4). Um problema no sistema de energia na Subestação de Calmon Viana afetou o funcionamento da extensão da Linha 11 – Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre as estações Guaianases e Estudantes. Os trens circulam com maior intervalo e tempo de parada nas estações desde a abertura do terminal, às 4h45min.

Foi preciso acionar o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), que disponibiliza ônibus gratuitos para o transporte dos usuários entre as estações Guaianases e Calmon Viana. De acordo com a assessoria de imprensa da CPTM, ainda não há previsão para que o problema seja solucionado. A comunicação com os passageiros está sendo feita pelo sistema de som dos trens e das estações.

A zona leste é a região mais populosa de São Paulo, com cerca de 4,5 milhões de habitantes, de acordo com a prefeitura. A CPTM transporta diariamente, em seis linhas, 2,6 milhões de passageiros, informou o órgão.

Na manhã de hoje também houve falha na Linha 2 – Verde do metrô por volta das 5h55min. O problema no sistema pneumático do trem ocorreu na Estação Ana Rosa, no sentido Vila Madalena. O trem foi recolhido e a circulação normalizada cinco minutos depois. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o problema foi rapidamente resolvido, pois a estação conta com uma área de estacionamento de possibilitou o recolhimento do trem sem grandes prejuízos para a circulação da linha.

Edição: Juliana Andrade