Monumentos no Rio são iluminados de rosa na luta contra o câncer de mama

03/10/2012 - 20h54

Da Agência Brasil
 
Rio de Janeiro - Monumentos e prédios do Rio e do município de Niterói, na região metropolitana, foram iluminados hoje (3) em tom de rosa para chamar a atenção da população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O arco do Viaduto dos Marinheiros (na Praça da Bandeira), o Cristo Redentor, a Igreja da Penha, o Palácio Pedro Ernesto, a sede da Câmara Municipal do Rio e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói ficarão iluminados até o dia 31 de outubro.

A iniciativa é parte da campanha Onda Rosa, desenvolvida pela Fundação Laço Rosa, instituição que trabalha com a prevenção e combate ao câncer de mama. Durante este mês, é realizado o Outubro Rosa, movimento internacional que incentiva a participação da população e de empresas na campanha contra este tipo de câncer. O nome refere-se à cor do laço que simboliza, em todo o mundo, a luta contra o câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Em todo Brasil, são esperados mais de 50 mil casos por ano, com cerca de 10 mil mortes. A principal causa das mortes é o diagnóstico tardio. Se a doença é descoberta no estágio inicial, as chances de cura chegam a até 95%.

Nos próximos dias, o Rio Imagem, centro de diagnóstico por imagem do governo estadual, vai receber mais dois mamógrafos, aumentando a capacidade de fazer os exames de mamografia. No total, serão quatro aparelhos na unidade, que atende mulheres vindas de todas as partes do estado. No Hospital da Mulher, em São João de Meriti, também administrado pelo estado, há dois mamógrafos.

Segundo a coordenadora do Serviço de Mamografia do Rio Imagem, Maria Luiza Marsillac, são feitas 2,4 mil mamografias por mês. “A partir do momento que adquirirmos mais dois aparelhos, é possível dobrar a oferta de exames de rotina. Nós sabemos que a mamografia de rotina, preventiva, feita anualmente a partir dos 40 anos, pode reduzir as mortes em até 30%.”

Maria Luiza disse ainda que “o Rio carece muito desses exames, por ter altos índices de câncer de mama, comparado a municípios de outros estados”. No Rio Imagem, por exemplo, 2% das pacientes passam por uma biópsia em decorrência de suspeitas de câncer. Das biópsias feitas, cerca de 35% confirmam o diagnóstico, acrescentou a coordenadora.

Em nota, a secretaria estadual de Saúde informou aumento de 118% no número de mamografias em relação a 2011. Até agosto de 2012, foram feitos 36.251 exames no Rio Imagem e no Hospital da Mulher. Os testes são gratuitos.

Edição: Carolina Pimentel