Ministério da Integração e BNDES destinam R$ 114 milhões para enfrentamento à estiagem no Semiárido

28/09/2012 - 19h15

Da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), irá destinar R$ 114 milhões para agricultores familiares da região do Semiárido brasileiro enfrentarem a estiagem. Os recursos serão destinados para aquisição de kits de irrigação, construção de barragens subterrâneas e de biofábricas de mudas e sementes (produzem mudas e sementes in vitro, possibilitando o desenvolvimento de plantas mais saudáveis e uniformes e mais rapidamente do que pelos métodos convencionais).

Famílias dos estados de Alagoas, da Bahia, do Ceará, Maranhão, de Minas Gerais, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, Rio Grande do Norte e de Sergipe, com inscrições no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), poderão pleitear a implementação dos projetos de enfrentamento à estiagem.

O acordo prevê a implantação de cinco biofábricas em AL, na PB, em PE, no PI e RN, 2.775 barragens subterrâneas, que armazenam água da chuva no subsolo, e de 2.551 kits de irrigação, usados em terrenos de 2 hectares, compostos por mangueiras, tubos de PVC, tubo gotejador, bombas, válvulas e caixas d’água.

A seleção das famílias será feita por equipes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). Entre os anos de 2011 e 2012, a região do Semiárido brasileiro teve um período de cerca de seis meses sem chuvas significativas e enfrentou a maior seca dos últimos 30 anos. Cerca de 8 milhões de pessoas foram afetadas pela seca.

Edição: Fábio Massalli