Evento paralelo ao Festival do Rio promove encontro de negócios da indústria do audiovisual

28/09/2012 - 17h44

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A enorme quantidade de filmes (400 produções de mais de 60 países), salas de exibições, de celebridades e cinéfilos que lotam a capital fluminense durante os 15 dias do Festival do Rio, não é o único motivo que torna o evento anual carioca a maior mostra de cinema da América Latina.

Em sua 14ª edição, o Rio Market, evento paralelo ao festival que promove um espaço de negócios, palestras e oficinas para os profissionais da área, também é considerado o maior encontro de negócios da indústria do audiovisual no continente.

A coordenadora do Rio Market, Walkíria Barbosa, explicou que a procura pelas atividades da programação tem aumentado ano a ano e duplicou de 2011 para 2012.

“É impressionante. Somente no dia de hoje na oficina da parte da manhã todos os 161 lugares estavam lotados, com mais de 170 pessoas na fila. As inscrições para os workshops e palestras dobraram do ano passado para este ano. Antes de começar o festival, alguns eventos já estavam lotados,” disse.

De hoje (28) até dia 9 de outubro serão oferecidas mais de 30 mesas de debates, sete workshops e 500 reuniões de negócios com especialistas de diversos setores com temas como a aquisição, distribuição e coprodução de filmes, oportunidades de negócios em outros países, técnicas de maquiagem e som, filme 3D, games, entre outros.

O evento, que é realizado no Armazém 6 da Avenida Rodrigues Alves, no Cais do Porto, inclui ainda rodadas de negócios entre profissionais e empresas ligadas ao audiovisual e o RioScreenings, destinado à comercialização de projetos em qualquer fase de produção, inclusive inacabados, e em todos os formatos audiovisuais, como programas de TV, conteúdos para internet, celular e mídias digitais, produzidos a partir de 2010.

A ideia, segundo Walkíria, é possibilitar que essas produções sejam vistas por profissionais do mercado, que caso se interessem pelo projeto, podem vir a patrociná-lo. “Ano passado tivemos uma média de 400 filmes inscritos. Neste ano, o número de inscrições quase duplicou. Para quem não tem distribuição, este evento talvez seja a maior janela, uma oportunidade incrível”.

Algumas oficinas e palestras são pagas, mas várias são gratuitas e os interessados podem se inscrever pelo site do evento: http://www.riomarket.com.br/pt-br/home.

Edição: Fábio Massalli