Rio de Janeiro anuncia melhorias no programa de transplantes

27/09/2012 - 19h17

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – No Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado hoje (27), o governo fluminense anunciou medidas para melhorar o Programa Estadual de Transplantes (PET). De acordo com o coordenador do PET, Eduardo Rocha, o programa implantado em 2010 revolucionou a doação de órgãos no estado.

“Nós triplicamos o número de doadores nos últimos dois anos, os números do Rio de Janeiro eram a metade da média nacional e hoje nós temos uma taxa de doação que está acima da média nacional, a taxa naquela época era em torno de 4,4 doadores por milhão e hoje está em torno de 15”.

Uma das medidas anunciadas é a instalação de um banco de olhos no município do Rio de Janeiro, o segundo público, e vai funcionar no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). O local já é um banco de ossos de referência nacional e, ainda este ano, começa a processar córnea e globo ocular. O primeiro fica no município de Volta Redonda.

De acordo com Rocha, que é médico nefrologista, também será criado um centro estadual de preparo para transplantes renais. “Os pacientes estão indo para o transplante, e isso não é um problema somente do Rio de Janeiro, é um problema no Brasil inteiro, muitas vezes sem todos os exames realizados. Nós vamos aproveitar que foi inaugurado o Rio Imagem, que é o centro de imagem estadual, e todos os pacientes inscritos na fila do transplante vão ter consultas pré-transplante, onde vão ser feitos exames de sangue, de neurologia. Uma série de exames que são necessários para preparar os pacientes melhor para o transplante”, declarou.

Rocha explica que a segunda etapa do projeto visa a melhorar a capacidade instalada para a realização dos transplantes, já que o número de doadores aumentou. O governo anunciou, ainda, a abertura do primeiro Centro Estadual de Transplante de Rim, que vai ocupar um andar inteiro do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac), em Humaitá, na zona sul do Rio.

Também como parte das comemorações do Dia Nacional de Doação de Órgãos, o Cristo Redentor será iluminado de verde, para lembrar a população da importância da doação. A data comemorativa coincide com o dia de São Cosme e São Damião pelo fato de os gêmeos serem considerado os primeiros médicos a fazerem um transplante na história.

 

Edição: Aécio Amado